terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Ultra- som morfológico...

Nessa semana que passou, realizei o ultra-som morfológico a pedido do meu médico, pra ele eu estava na época certinha, com 22/23 semanas... mais afinal, qual a diferença desse tipo para os ultra-sons comuns???

Por que fazer o ultra-som morfológico (USM)?
   O USM compromete-se a pesquisar possíveis malformações fetais ou indícios que levem a suspeitar de alterações genéticas fetais através da visualização direta das mesmas ou da mensuração de várias estruturas fetais, muitas delas não mensuradas no US obstétrico padrão.
   
   Com freqüência para se definir o diagnóstico final das malformações são necessários outros estudos como: pesquisa do cariótipo nos casos de defeitos genéticos, estudo de enzimas e substâncias do líquido amniótico e cordão umbilical, Colordopplercardiograma fetal, etc...
   
   É importante saber que é impossível predizer se o feto é perfeito, independente do número de exames realizados, pois é impossível detectarmos todas as possíveis; ou mesmo se um órgão que tem aspecto normal irá funcionar bem. Às vezes um órgão pode ser obscurecido por outra estrutura; por ex: dependendo da posição do feto, a coluna pode impedir o estudo do rim. Acreditamos que a sensibilidade e especificidade dos exames disponíveis para esse fim sejam em torno de 80 a 90% se forem realizados no correto período.
   

Quando fizer o USM ?
   Há 2 períodos indicados para esse exame:
   O primeiro entre 11 e 14 semanas de gestação, com o intuito de se detectar algumas malformações que eventualmente já são visíveis como a falta de um membro ou mesmo do crânio; e também para se medir a TRASLUCÊNCIA NUCAL (TN). 
   
   Quando a TN está aumentada, sabemos que aumentam a chance de haver alterações genéticas mas não obrigatoriamente, apenas uma porção desses fetos às apresentará. Quanto maior a espessura, maior a chance de haver problemas genéticos. Se está aumentada, indica-se a pesquisa do cariótipo fetal.
   
   O segundo período indicado para o USM é entre 20 a 24 semanas, pois nesse período o feto já apresenta bom desenvolvimento da maioria das estruturas e o volume de líquido amniótico é proporcionalmente bom, facilitando a visualização de feto.


Quanto custa?

Depende se é um exame comum ou em 3D, ambos ficam entre R$300 a R$500, depende muito do lugar!
   
   Esse exame pode ser feito em qualquer período da gestação, porém com sensibilidade e confiabilidade menor.


O meu exame deu tudo bem graças a Deus, estava super ansiosa pra fazê-lo... gravei o dvd com 1h e 40min. dá pra ver mãozinha, pézinho, o rostinho gordinho(já!!rsrs!) e ele se mechendo todo, maravilhosa a sensação de ver tudo isso!!


É isso gente, espero q tenha informado vc, q tbm vai ser mamãe ou pretende ser um dia, o q posso dizer é q pelas minhas pesquisas esse exame é essencial no pré natal!!


Bjinhosss, fiquem com Deus!

0 comentários:

A mamãe

A mamãe

Sobre

Olá, sou a Nanda Franco, 25 anos, casada, mineira... já possuo um blog que envolve diversos assuntos femininos, porém, quando recebi o presente de ser MÃE, resolvi criar um outro espaço, no caso esse blog, para que eu pudesse tbm me dedicar e escrever assuntos específicos sobre esse assunto... resumindo, sou uma mamãe de primeira viagem, e vou dividir com vcs dia a dia, a minha experiência nessa viagem incrível, única e abençoada. Espero ajudar outras mulheres, aprender, e conto com o carinho de todas vocês, terei o maior prazer em te ter aqui comigo, ler recadinhos e coisas mais...
Um suuuper bjoooo da mamãe Nanda!

Meu outro blog

Meu outro blog
Envolve assuntos de moda, maquiagem, unha, cabelo, fitness, saúde, comportamento, culinária, sorteios... venha conhecer!
Tecnologia do Blogger.